Pesquise

PORTAL EDUCAÇÃO - CURSOS EM TODAS AS ÁREAS

Curso online de Alfabetização

FIQUE POR DENTRO..SIGA O EduCRIANÇA

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

DICAS PARA A CHAMADA


Sugestões para o momento da CHAMADA:


  1. Tenha em seu material cartões com cada letra do alfabeto. Sempre que possível apresente as letras, sempre verbalizando para que as crianças gravem o nome de cada uma delas, se possível, relacione a letra com o nome do aluno, ou de algum objeto. Ex: letra A da Aline, letra B da Bola.

  2. Carimbe na mão das crianças a letra referente ao seu nome. Em seguida vá mostrando os cartões com as letras do alfabeto. Qual o nome dessa letra? De quem é essa letra? Alguém tem essa letrinha carimbada na mãozinha?

  3. Espalhe as fichas com os nomes no meio da roda, peça ao ajudante que cante a música: "Uni dune tê, salamé, mingué, o sorvete colore, o escolhido foi você" a criança escolhida, vai até as fichas com os nomes e tenta identificar o nome e levá-lo até a chamada.

  4. Faça um painel bem bonito, simbolizando o mar. Faça um peixinho para cada aluno com seus respectivos nomes, cante a música, "Se eu fosse um peixinho..." mostrando o nome para as crianças, assim que identificarem o nome, a criança fixa o peixinho no painel.

  5. Faça um círculo com as cadeiras, cole atrás da cadeira as fichas com os nomes das crianças. Coloque uma música bem animada, comece pelo ajudante do dia, assim que ele se sentar, peça a criança que retire o nome do colega que está atrás da cadeira e entregue ao amigo, o mesmo levará a ficha do nome até o local da Chamadinha. Dar continuidade com a criança escolhida. Termina até que o último nome seja colocado na chamada. (recomendável para crianças de 5-6, o tempo de concentração dos menores é bem menor)

  6. Esconde-esconde-nome: Essa brincadeira é semelhante ao "chicotinho queimado", a professora esconde todos os nomes na sala. Primeiro ela explica que todos os nomes sumiram, mas que eles estão por ali, dentro da sala, mas ela precisa de ajuda para encontrar. Assim que ela der o sinal, todos vão a caça dos nomes. Assim que encontrarem os nomes, colocar as fichas no meio da roda. Começando pelo ajudante, peça a ele que identifique a sua ficha e leve até a chamada, em seguida escolha um amigo para dar continuidade.

  7. Faça dois painéis, um simbolizando a escola e o outro uma casa. Primeiramente faça uma pesquisa para verificar se a maioria dos seus alunos moram em casa ou apartamento. Uma criança de cada vez, vai até a casinha ou prédio, retira sua plaquinha com o nome ou sua foto e leva até a escola, fixando no painel. (Dica: Assim que a turminha já estiver craque na identificação do nome, retire a foto e faça a chamada somente com o nome)

Nenhum comentário: