Pesquise

PORTAL EDUCAÇÃO - CURSOS EM TODAS AS ÁREAS

Curso online de Alfabetização

FIQUE POR DENTRO..SIGA O EduCRIANÇA

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

UMA ÓTIMA DICA!! PARA FAZER MUITO ARTE

Linguagem Plástica



Objetivos:
  • Ajudar a criança a se apropriar de regras pré-estabelecidas, buscando o reconhecimento de suas sensações corporais, ritmos e signos culturais;
  • Descobrir a arte por meio de experiências plásticas;
  • Desenvolver a percepção infantil, por meio do corpo;
  • Explorar diferentes gestos e sensações, usando braços, palmas das mãos, dedos, pés etc;
  • Usar ambientes internos e externos, levando a criança a utilizar diferentes planos (horizontal, vertical, inclinado);
  • Possibilitar o uso de diferentes instrumentos (escova de dentes, cotonetes, pincéis, rolos, papéis, papelão, azulejo da parede, plásticos etc), além de diferentes texturas, cores e temperaturas.

COMO PLANEJAR OFICINAS

  1. Escolha os materiais e as técnicas que irá trabalhar com as crianças, seguindo o seu planejamento.

  2. Providencie os materiais com antecedência.

  3. Defina com qual frequência e em quais dias da semana serão realizadas as oficinas. Para crianças com menos de três anos a oficina pode acontecer duas ou três vezes por semana.

  4. Escolha alguns espaços internos e externos de acordo com a faixa etária.

  5. Crie um ritual com a criança antes do início da oficina, marcando a atividade plástica.

  6. Estabeleça um tempo de duração da oficina (no início pode ter 15 a 20 minutos), que pode ser estendido conforme a aceitação do grupo.

  7. Lembre-se que o contato com o material provocará alguns sentimentos e sensações ainda desconhecidos pelas crianças. Para esse momento, escolha um lugar tranqüilo, músicas agradavéis e não deixe de auxiliar e acolher os alunos.

DICAS:

  • Utilize materiais diversos, que despertem diferentes sensações, como gelo, folhas secas ou verdes, areia fina ou grossa, seca ou molhada.

  • Os materiais recolhidos pelas crianças, como folhas, flores e sementes, podem ser guardados em caixas transparentes.

  • Confeccione painéis e murais coletivos com pinturas e colagens, e exponha na altura das crianças, de forma que ela possam olhar, observar, mostrar e apresentar muitas vezes.

  • Organize passeios e atividades dentro e fora da escola, a fim de observar diferentes ambientes e contextos. Por exemplo, visita a praças,parques, museus, galerias etc.

RECEITA COMESTÍVEL

  • Faça um mingau de amido de milho, polvilho, farinha de trigo (crua ou cozida), sagu ou fubá. A farinha de trigo crua deixa o mingau parecido com uma massinha de modelar. Já a farinha cozida dá uma consistência mais mole, com a de tinta guache.

  • Adicione anilina comestível, na cor desejada, de acordo com a espessura do mingau.
Variação: para dissolver o mingau, você pode usar, em vez de anilina, a água do cozimento de cenoura, da beterraba, de verduras verdes ou de gelatinas.

DICAS DE LIMPEZA

  • Antes de começar a oficina, passe olhe de amêndoa, óleo de cozinha ou vaselina nas mãos das crianças. Dessa forma a remoção de tinta e anilina será mais fácil.

  • O ambiente deve estar limpo e agradável antes, durante e depois das atividades. Todas as ferramentas (pincéis, pás, rolos, bandejas, potes etc.) devem ser mantidas limpas e organizadas.

  • Durante as oficinas, revista o chão com um plástico. Esse pode ser um marcador para as crianças: toda vez que você pegar o plástico, elas saberão que a oficina irá começar.

Então, depois dessas dicas, só falta começar. O que você está esperando professora?

MÃOS A OBRA!!!!

Contribuição de "Maria Cândida Brandão Bertolini e Dulcinéia Gerolan Alves"

Professoras da Creche "Carochinha Coseas - USP - RP

Revista: "Guia Prático para Professoras de Educação Infantil"

Um comentário:

Sandra disse...

Olá querida !
Vim agradecer o carinho do seu recadinho , como coloquei no Blog sou voluntária em nossa comunidade onde faço um trabalho voluntário em artes essas dicas para oficina de artes é tudo de bom ......
Abração
Sandra