Pesquise

PORTAL EDUCAÇÃO - CURSOS EM TODAS AS ÁREAS

Curso online de Alfabetização

FIQUE POR DENTRO..SIGA O EduCRIANÇA

terça-feira, 27 de maio de 2008

Trabalhando a FLORA


A Marly me pediu algumas ideias sobre FLORA, vão algumas, espero que ajude!!!

Beijos mil

Sand Catarina


1 – Quando trabalhamos a flora e fauna primeiramente é necessário trabalhar a questão do respeito à natureza. A coleção da Ingrid Biesemeyer Bellinghause é muito boa “Um mundinho de paz”, “De Olho na Amazônia”, “O Trânsito no Mundinho” entre outros livros, que falam muito sobre a questão ambiental.
2 – Tem a música da Sementinha da
Cêlele e da Relalá, que eles podem dramatizar, com isso as crianças poderão compreender o processo de crescimento de uma planta e o que é necessário para que ela possa crescer bonita e saudável.

3 – Você também pode utilizar a técnica de pintura com folhas, fica muito bonito.

4 – Pode também trazer a importância de se cuidar da natureza, a questão do desmatamento e sua influência no meio ambiente, como por exemplo a extinção de animais ou de plantas e a influência dessa extinção no meio ambiente. Fazer até um levantamento na própria cidade. Será que tem árvores suficientes na minha rua, na minha cidade etc.

5 – Você pode levá-los para fazer um picnic em um jardim ou se tiver alguma reserva em sua cidade ou parque ecológico, seria muito legal, para que as crianças possam ter um contato legal com a natureza.

6 – Depois de um passeio você pode montar um registro com as crianças, através de relatos e desenhos.

7 – Que tal elas plantarem uma sementinha e ver no que dá! Com isso elas poderão observar o crescimento e verificar que toda planta precisa de muito carinho e atenção para crescer bonita, ou também, você poderia montar um jardim com as crianças, se sua escola oferecer esse espaço.

Um comentário:

betty mello disse...

Oi, querida ! Que legal este trabalho com o meio ambiente ! Você tem como disponibilizar o livro do "Mundinho "? Aguardo um e-mail seu, tá ? bemboladoprojetos@gmail.com
Mil beijinhos, e te aguardo nos meus cantinhos, até lá !Betty