Pesquise

PORTAL EDUCAÇÃO - CURSOS EM TODAS AS ÁREAS

Curso online de Alfabetização

FIQUE POR DENTRO..SIGA O EduCRIANÇA

domingo, 29 de junho de 2008

PROJETO CUIDAR

Olá pessoal
Fiquei muito feliz com um projeto que fiz na escola em que trabalho e gostaria de compartilhar com todas vocês, infelizmente não será possível disponibilizar as fotos, mas, acredito que o conteúdo em si é muito rico.

PROJETO: O CUIDAR

O porquê do projeto?

Com o intuito de se trabalhar a questão da importância do cuidar, foi desenvolvido um projeto que contemplasse toda uma magia em volta de uma “boneca”, que desde o início nunca foi chamada de boneca e sim de amigo. esse amigo surgiu carinhosamente para tornar o trabalho do infantil II-C mais significativo.

Objetivo:
  • despertar a questão do cuidar e se tornar responsável pelo outro;

  • resgatar a importância do respeito;

  • reconhecer a necessidade de falar sobre sentimentos e emoções;

  • abordar a questão da solidariedade.
RELATO DA PROFESSORA SANDRA

Tudo começou quando senti a necessidade de trabalhar um projeto que envolvesse respeito, responsabilidade, solidariedade e principalmente o cuidar.
Para as crianças, o cuidar é algo que vai além daquilo que é real.
As meninas gostam de brincar com suas bonecas, são verdadeiras mamães, já os meninos têm outras preferências.
Mas, independente disso, as crianças se encontram em uma fase muito importante de suas vidas, onde o simbólico é muito significativo para cada uma delas. Brincar de faz de conta, é uma das melhores formas da criança reproduzir as relações predominantes no seu meio e assimilar a realidade de forma a se auto-expressar, só assim, possibilitará que ela realize seus sonhos e fantasias, revelando suas angústias, conflitos e medos.
Foi pensando nisso que me vi, na responsabilidade de criar um projeto que contemplasse os objetivos citados acima sem perder o simbolismo que é algo tão marcante nesta classe.
COMO APARECEU A NOVA AMIGA:

Primeiramente, conversei com todos e disse que a turma ganharia um novo amigo. Esse amigo não só ficaria na escola, mas também visitaria a casa de cada uma das crianças do Infantil II.
Nossa! A turma ficou feliz e não via a hora de conhecer esse misterioso amigo, mas para que ele pudesse nascer, foi necessária a ajuda de muitas pessoas.
Demos então início a criação com as participações.
A.G. deitou em um Kraft e eu fui desenhando o seu corpo, desta forma surgiu os primeiros traços do amigo.
Para transformar os traços em um boneco, a Tia Bia (que faz nosso lanche), carinhosamente, levou um pedaço de pano e consturou com todo carinho.
Em seguida, as crianças fizeram o enchimento com algodão sintético.
Que festa foi aquele dia, todos ficaram cheios de algodão na cabeça. Agora o amigo precisava de um rosto, de cabelo, de um sexo, de roupas e principalmente de um nome.
Tudo precisava ser fieto através de votação. A primeira foi para definir a cor dos olhos.
As crianças sugeriram algumas cores, entres elas o preto, o azul e o verde.
Ganhou a cor verde. Então, desenhei o rosto do amigo.
Para saber se seria menino ou menina, fizemos outra votação, vencei pela maioria, menina. Será que é porque na sala tem mais meninas?
Os meninos ficaram chateados, porque gostariam que fosse menino, mas conversei com todos e disse que não é porque ela é menina que não poderia ser amiga dos meninos.
Quando foram definir a cor do cabelo, escolheram o preto, o amarelo e o marrom. Novamente através da votação, com 6 votos, ganhou a cor preta, neste momento cortei a lã e colei na cabeça da amiga.
Como ficou bonita! Agora já tinha, sexo, cabelos, rosto e precisava de um nome.
Perguntei a eles, que nome gostariam de dar a nova amiga. Dois nomes foram sugeridos pelo grupo, Isabella e Maria Eduarda.
Com 5 votos, o nome Maria Eduarda ganhou.
Para conviver na escola e passear com as crianças, só faltava a roupa.
A Fabiana (mãe da aluna G.O. do Infantil I) deu a roupa e um par de tênis e a I.D.B (filha da Tula) deu a bolsa.
Nossa! Olha o que foi preciso para trazer a Maria Eduarda ao grupo.
Muitos foram os momentos com Maria Eduarda, muitas brincadeiras, hora da leitura, parque, infomática, lanche.
Depois disso, só faltava visitar os amigos!

Nas visitas Maria Eduarda ia acompanhada do seu diário que foi carinhosamente preenchido com os melhores momentos das crianças com a nova amiga, segue abaixo algumas frases dos pais:


"Ao colocar a camisola notou que Maria Eduarda estava descosturada em algumas partes, pediu para o pai costurá-la e colocou-a para dormir em sua cama" - (Daniela - mãe de L.B.S)


"A M.B. chegou em casa com a Maria Eduarda e mostrou para o avô Edmundo e a avó Neide. Depois levou para a Sheila conhecer a Maria Eduarda, tirou fotos e ficaram assistindo desenho "No mundo da Lua"". (Andrea - mãe de M. B.)


"Quando fui buscar o P. na escola, e ele estava carregando uma boneca, confesso que levei um susto!! Mas me surpreendi com a reação dele cuidando da Maria Eduarda, com todo cuidado." (Albia - mãe de L.P.B.S.)


"Ao sair da escola fomos para a academia; e lógico que a Maria Eduarda também, pois a A. G. não largou essa boneca um minuto. Na academia ela fez o maior sucesso pois A. fez questão de apresentá-la para alguns amigos. ...
...Até no Extra essa boneca passeou." (Elaine - mãe de A.G.D.A.)


"A M. pediu que eu tirasse o uniforme da Maria Eduarda e arrumasse a bicama para ela dormir. Posteriormente todos nós fomos dar "boa noite"a nossa hóspede e a M. emprestou seu cachorrinho de pelúcia (-milagre)." (Alcione - mãe de M.Y)


"Nossa passagem pela vida de Maria Eduarda foi muito divertida. Confesso que estava tão ansiosa quanto a G., pois todos os dias ouvia a comentários a respeito dela....
...No dia seguinte, Maria Eduarda não queria acordar, eram 11h30 da manhã e ela estava de pijama (que preguiçosa). Almoçamos e viemos apra a escola, com meia nova, porque a meia que ela estava tinha um buraco! (palavras da G.)" (Natália - mãe de G.K.P)


"Que legal, a Maria Eduarda Chegou!!!...
...O G. ficou super empolgado com a amiga e não queria fazer nada sem ela...
...Maria Eduarda foi com a gente ao supermercado e ao cabeleireiro. Dentro do carro ela foi sentada no banco de trás com ele e de cinto de segurança...
...Na hora do banho foi muito legal, ele colocou a amiga para assistir TV, porque meninos não podem ver os meninos tomarem banho." (Camila - mãe de G.A.C)


"Saímos da escola e fomos para o cabeleireiro, inclusive o V. quis cortar o cabelo da Maria Eduarda, mas foi só a franja.rs...
...Ele adorou dormir com a Maria Eduarda e eu também pois ele dormiu a noite toda, foi uma ótima companhia..." (Priscila - mãe de V.S.F.G)

"Saindo da escola N. e Maria Eduarda fizeram a vovô Maria parar no meio do caminho para casa para ver um ninho de passarinho...
...N. colocou roupa de ballet na Maria Eduarda...
...N. levou-a para o jardime para o Pomar depois forma brincar na sua casinha de bonecas onde brincaram muito." (Camila-mãe e Maria-avó de N.W.B.)

Foi uma experiência maravilhosa!!!Aprendi também o quanto uma simples boneca de pano pode trazer consigo um simbolismo tão grande que encanta a todos.


Beijinhos mil
Sand Catarina

Nenhum comentário: