Pesquise

PORTAL EDUCAÇÃO - CURSOS EM TODAS AS ÁREAS

Curso online de Alfabetização

FIQUE POR DENTRO..SIGA O EduCRIANÇA

segunda-feira, 7 de julho de 2008

DIA DOS PAIS

O dia dos pais se aproxima e é com muita alegria que esperamos essa data preparando diversas atividades e lembranças que tanto para nós como para os nossos alunos é de suma importância.
Essa data, assim como o dia das Mães, nasceu para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
"Conta a história que em 1909, em Washington, EUA, Sonora Louise Smart Dodd, filha do vetereno da guerra civil, john Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o dia dos Pais. Ela queria homenagear seu pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinhos. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd. Já adulta Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializado pelo presidente Richard Nixon em 1972). No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.Sua data foi alterada para o 2º domingo de Agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e europeia."
Diria que é muito importante explorar essa data juntamente com as crianças, mesmo sabendo que muitos de nossos alunos não têm seus pais presentes, ou não se encontram em uma família tradicional. A figura paterna pode ser vista no avó, na avó, na própria mãe, no padrasto, independe, o mais importante é a criança se sentir acolhida e amada por aqueles que a cercam.

Vai algumas dicas de como explorar essa data:
  • Disponibilizar a semana que antecede a data para trabalhar o tema com as crianças;

  • Para cada dia, o professor pode confeccionar com as crianças uma lembrança;

  • Pode ser montado um painel bem bonito na sala, com fotos das crianças com seus pais, ou quem as crianças gostariam que estivesse nesse painel;

  • O professor pode agendar um dia para a visita dos pais à escola, para que eles falem um pouco deles, o que fazem, o que mais gostam de fazer com seus filhos etc;

  • Nesta semana, o professor pode propor as crianças que tragam algo de seus pais e socializem com seus amigos;

  • No último dia pode ser feito um café da tarde para todos os pais, um passeio em um zoológico, ou um picnic, ou até mesmo um cineminha, são dicas legais e baratas para serem feitas com os pais.

Essas são algumas dicas para serem feitas para o dia dos pais, mas, lembrando que o professor tem o papel de trazer para a criança o sentido do acolhimento, do amor, da alegria do mesmo com seu pai ou com alguém o qual a criança tem como figura paterna e ao mesmo tempo sentir essa reciprocidade.

Sempre lembrando que o maior tempero nessas comemorações é o respeito à diversidade e a cultura de cada um.


Beijos mil e bom trabalho

Sand Catarina

Um comentário:

Vanessa Lee disse...

Olá!

Mto bom o histórico sobre a comemoração do dia dos pais. Gostei mto!

Me visite!!! http://papodeprofessora.blogspot.com/