Pesquise

Carregando...

PORTAL EDUCAÇÃO - CURSOS EM TODAS AS ÁREAS

Curso online de Alfabetização

FIQUE POR DENTRO..SIGA O EduCRIANÇA

sexta-feira, 17 de junho de 2011

PROJETO LEITURA - TEIA DA LEITURA

Olá pessoal

Gostaria de compartilhar com todos o projeto que iniciei a duas semanas com minha sala de 2º ano.
O projeto de leitura, nasceu com o intuito de contribuir para a prática em sala de aula.
Ao visitar a biblioteca, vi que tinham muitos livros bons e que as crianças teriam que ter acesso a eles.
Com o empréstimo do livro toda a sexta-feira, aproveitei para puxar algumas atividades que serão desenvolvidas no decorrer do projeto, entre elas, divulgação feita pelos alunos dos livros lidos para as demais salas de aula da escola, preenchimento da ficha de leitura, rodas de leitura tendo os alunos como leitores e por último e não menos importante a participação da família.
Muitos dos meus alunos ainda não leem, ou seja, envolver os pais e responsáveis nesta tarefa da leitura é muito importante, pois não só o professor servirá de modelo, mas, os próprios pais.
Está semana eles foram divulgar os livros lidos na sala do 5º ano, foi muito legal, pois falaram quem havia escrito e ilustrado o livro e resumiram em poucas palavras do que se tratava.
Claro que nos primeiros momentos, se sentiram acanhados e um pouco confusos, mas, logo se centraram e retomaram o que estavam falando.
Eles também fizeram o preenchimento da primeira ficha de leitura.
Nossaaa..fiquei muito feliz com o resultado.
Confesso que o objetivo mais importante desse projeto é envolver a turma no verdadeiro significado da leitura, que é com certeza, ler por prazer e não por obrigação.
Ler tem que ser algo prazeroso, pois só assim eles se interessarão e isso contribuirá muito no processo de aprendizagem da leitura e escrita.

Segue abaixo algumas das fichas preenchidas por eles:


Esta é uma divertida fábula sobre a esperteza dos pequenos contra a força dos gigantes. O ratinho que protagoniza as cenas tenta esconder um morango maduro de um grande urso que, aliás, não aparece na história. Um interlocutor oculto, mais esperto ainda que o rato (e com o qual a criança se identifica), é quem vai narrando a história, ao mesmo tempo que convence o ratinho a dividir o morango com ele.


Vaca, carneiro, gato, cachorro, porca e porquinhos, todos dormem na fazenda. Até que o cachorro começa a roncar! Vaca, carneiro, gato, porca e todos os porquinhos são acordados pelo barulho e não conseguem voltar a dormir. Só há uma solução: fazer o cachorro parar de roncar. Dorminhoco é uma divertida fábula que mostra de que maneira, mesmo sem querer, podemos incomodar todos que nos cercam.



O dia acaba de amanhecer, e Galinhola já está ciscando à beira do rio Luvironza. Ela nem percebe que Krokô, um grande crocodilo esfomeado, está prestes a dar o bote. Será que Galinhola consegue escapar?






Segue abaixo o modelo da ficha usado, quem quiser, fique à vontade para usar.


Abraços a todos
Sand Catarina

8 comentários:

Ana Souza disse...

Gostei muito do seu trabalho, estimular a leitura por prazer é de fato fundamental para que a criança aprenda melhor a ler e escrever corretamente, abrangendo também a outros fatores que possibilitam desenvolver a cognição dos pequenos.

Artes da Rose disse...

Oi amigo, quanto tempo né? Não me esqueci de você nem do seu cantinho. A falta de tempo tem sido grande, mas não deveria ser desculpa. O Ensinando e Aprendendo com a Tia Rose te parabeniza pelo dia do amigo, ontem, e te convida pra participar do Artes da Rose, conhecendo seus trabalhos e sendo um de nossos seguidores. Deus continue abençoando sua vida e seu trabalho. Bjs docinhos e voltarei mais vezes

Iolanda disse...

Gostei de tudo e copiei a fichinha.Bjs.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

gostei muito do seu trabalho eu preciso de uma ideia para trabalhar com ensino médio com projeto de leitura

Sand Martins disse...

Olá,
Infelizmente eu não tenho experiência com ensino Médio. Peço desculpas, e espero que encontre o que procure...bjs

Cristina disse...

Adorei o seu projeto....e me deu várias ideias,muito obrigada!
Cristina

Weslaine disse...

Oie, amei seu projeto! muito abrigada, vai me ajudar bastante. bjs