Pesquise

PORTAL EDUCAÇÃO - CURSOS EM TODAS AS ÁREAS

Curso online de Alfabetização

FIQUE POR DENTRO..SIGA O EduCRIANÇA

sábado, 2 de fevereiro de 2013

ADAPTAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Olá pessoal,


Mais um ano se inicia, alguns já começaram suas atividades, outros estão se preparando para acolher seus alunos neste novo ano.

Segue abaixo algumas dicas para a semana de adaptação na educação infantil:

- Escolha livros com histórias que chamem a atenção do aluno, os livros 3D saltam aos olhos dos pequenos, sendo uma ótima opção, se a escola possui canhão multimídia, faça uma apresentação para as crianças de uma história bem legal, outra opção são os fantoches, as crianças amam.

- Uma brincadeira no pátio, é uma ótima pedida, se as crianças forem muito pequenas, disponibilize materiais coloridos e atrativos, como caixas com sucata, bolas, brinquedos de encaixe. Agora, se as crianças forem maiores, opte por brincadeiras dirigidas, como: Barra-manteiga, Corre Cutia, Pega-pega etc. O importante é encaixar esse momento na rotina das crianças, pois é importante que elas saiam do ambiente fechado.

- Uma atividade muito interessante é artes, elas amam mexer com tinta, o professor pode criar atividades  no coletivo, em que as mesmas tenham que pintar a partir de uma história, de algo que elas gostem muito. Caso não seja possível a pintura, o professor pode oferecer diferentes tipos de materiais e trabalhar colagem, tendo como tema, "o que eu espero para o novo ano" ou "o que eu fiz nas férias", vai da imaginação da criança a partir da direção que o professor dê a atividade.

- Massinha, outra ótima opção, mas, procure direcionar a atividade. As crianças relaxam neste momento, é uma ótima pedida para quando a turma encontra-se muito agitada.

- Caixa Surpresa: as crianças adoram, pois mexe com a imaginação e contribui para a socialização do grupo, está atividade pode ser iniciada no começo da aula e retomada ao final. O professor pode anotar na lousa ou em um Kraft o que os alunos disserem sobre o que se encontra na caixa e ser retomada ao final.

- Música: o professor pode colocar em sua rotina um momento para a música, pois a mesma é fundamental para a socialização e integração do grupo. Uma opção é a Sementinha de "Celelê e Relalâ", além dos gestos, a letra é bem convidativa.

Claro que cada turma é de um jeito, você professor como ninguém conhece a turma que tem e sabe como direcionar o seu trabalho, o intuito é ajudá-lo a clarear suas ideias, você é o protagonista de suas ideias.

Um ótimo ano e vamos que vamos!!!!

Sand Catarina

Mais idéias sobre adaptação: clique aqui



Nenhum comentário: